Sobre a Cidade
Localizada na Serra da Mantiqueira, à 90 Km da capital, Piracaia traz em sua bagagem, ricas histórias e preserva seus tradicionais costumes. Reconhecida como uma das cidades mais acolhedoras do estado, Piracaia possui um turismo para todos os gostos: ecológico, religioso, rural e aventureiro. Porém, sua natureza é o que mais impressiona, oferecendo aos apaixonados por mountain bike e off road a imponência de suas montanhas com as mais belas trilhas, sem falar de suas represas com uma das águias mais puras do país e, belezas de tirar o fôlego.
Dicas da Cidade
Piracaia apresenta belíssimos pontos turísticos, como o maior Crucifixo da América Latina – O Santo Cruzeiro, que além de possuir uma maravilhosa vista, é o ponto final de uma escadaria com 591 degraus, iniciada em um outro ponto não menos famoso da cidade – a Gruta Nossa Senhora Aparecida.
Ainda na rota religiosa, um dos cartões postais da cidade – a belíssima Igreja Matriz Santo Antônio da Cachoeira, que depois da Igreja de São Paulo Apóstolo em Roma, é a segunda cidade do mundo a contemplar em seu teto a estampa do rosto de todos os Papas – de São Pedro a Francisco.
Outro grande destaque, são os casarões centenários que se encontram espalhados pela cidade, e tudo isso cercado por muita natureza e paisagens belíssimas.
Turismo Religioso
Em 1817, D. Leonor de Oliveira Franco, doou um terreno para a construção de uma pequena capela, feita inicialmente de pau-a-pique, coberta por sapés e sob a invocação de Santo Antônio.
Sua inauguração foi em 16 de junho de 1817, mas somente em 1830 esta ermida passou à categoria de Capela Curada e recebeu seu primeiro pároco, o padre Camilo José de Moraes Lelis.
Na mesma época foram feitas diversas melhorias, como coberturas de telhas, elevação do Batistério e aquisição da imagem do santo.
Com o passar dos anos houve a necessidade da construção de uma igreja maior. E através da ajuda dos fiéis e autoridades locais, em 1884, assentou-se a pedra fundamental da nova e atual Igreja Matriz.
“Ama, com fé, e orgulho, a terra em que nasceste!”
Igreja Matriz Santo Antônio da Cachoeira
Considerada o ponto turístico do cenário religioso de maior importância da cidade – a Igreja Matriz Santo Antônio da Cachoeira é de uma beleza esplêndida, pois traz suas paredes em tons de ouro e com toda a história da Igreja Católica Apostólica Romana ilustrada em sua abóbada.
Localiza-se na praça Santo Antônio e é possível assistir às missas e fazer visitação guiada com prévio agendamento.
“O teto com os rostos de todos os papas é a primeira Igreja de São Paulo fora dos muros de Roma.”
Igreja Nossa Senhora do Rosário
O nome dado à Igreja foi escolhido em homenagem a Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e São Benedito, santos de grande devoção dos escravos, pois na época a Igreja do Rosário foi construída para abrigar cristãos que, durante o período colonial eram proibidos de frequentar a igreja principal.
As paredes de taipa com quase um metro de espessura, e os altares feitos em madeira foram conservados após a reforma. Em seu interior ainda é possível observar o brasão do Império e nas paredes encontram-se obras de arte retratadas em painéis de azulejos portugueses.
A Igreja está localizada à Praça do Rosário e é possível assistir às missas e fazer visitação guiada, com prévio agendamento.
Igreja de São Brás
Localizada na Vila São Brás, próximo ao Bairro de Batatuba, a igreja São Brás inicialmente foi construída como uma pequena capelinha. Anos depois, em meados da década de 1940, por conta do aumento de habitantes e frequentadores, foi iniciada a construção da nova Igreja, que se mantém até os dias atuais.
Santo Cruzeiro
O maior crucifixo do mundo
Em 26 de novembro de 1939, durante as Santas Missões na cidade, houve uma festa religiosa de grande proporção, saindo em procissão da Igreja Matriz para levar ao topo do morro da Penha uma enorme cruz de madeira. A Procissão foi dirigida pelo Padre José Patrício Gonçalves, um missionário, e pelo Sr. Francisco Gonçalves Bueno, e foi acompanhada por cerca de quatrocentos cavaleiros, separados em duas alas. A cruz foi carregada por mais de 40 homens e aproximadamente três mil pessoas acompanharam a procissão, com corpo musical.
O monumento
Em 07 de novembro de 1943, o braço da cruz desmoronou por conta de uma grande tempestade. A pedra fundamental para a construção do novo Santo Cruzeiro deu-se em 30 de novembro de 1944. E o novo santo Cruzeiro, trouxe um crucifixo com quatorze metros de altura, esculpido e construído em cimento pelo arquiteto José Bonetti e fora finalmente inaugurado em 14 de julho de 1946, e até hoje é considerado um dos maiores crucifixos do mundo. Há pouco realizou-se uma restauração repaginando a aparência e a infraestrutura do local. E, com as melhorias, serão instalados no novo espaço um restaurante com vista panorâmica e um deck de madeira para atender turistas e munícipes.
Escadaria
Este esplêndido monumento encontra-se em um morro há 1200 metros de altitude, de onde se é possível observar uma linda vista panorâmica da cidade. Para se ter acesso ao local, você pode optar por uma das estradas
ou pela escadaria de 590 degraus e paradas para descanso, que tem início ao lado da Gruta Nossa Senhora Aparecida, há 2 km do centro da cidade.
Nossa Senhora Aparecida Rota Caminho da Graça
Em 2021, a cidade de Piracaia ingressa oficialmente na Rota Caminho da Graça. Agora os romeiros têm a opção de realizar o trajeto a pé, a cavalo, bike ou off road, por uma estrada repleta de aventuras e belas paisagens, demarcada com muito luta e fé para todos que desejarem percorrer o caminho seguindo “as setinhas amigas – azuis e amarelas”. Logo na entrada da cidade já podemos avistar a sinalização da rota do Caminho da Graça, bem à frente da Imagem Nossa Senhora Aparecida.
Pedro do Carmo Tour na Roça
Localizada na cidade de Piracaia, a Pedra do Carmo está cravada na Serra da Mantiqueira. Seu acesso é por uma trilha na exuberante Mata Atlântica. Seu cume está há 1435 metros de altitude do nível do mar, e a vista ah!! é de tirar o fôlego.
Parque Ecológico
Inaugurado em 16 de junho de 1994, o parque possui uma área de 40.000 m° e conta com um lago formado pelo represamento do Rio Cachoeira, pista de cooper, playground, quadra de areia, academia ao ar livre, horto com viveiros de diversas mudas, orquidário, além de um centro de educação ambiental e biblioteca.
É o local perfeito tanto para a prática de exercícios físicos, quanto para o descanso e lazer, trazendo opções de entretenimento para toda a família. O espaço conta também com uma lanchonete, um centro de informações turísticas, estacionamento bastante amplo e está aberto ao público das 7h às 17h de segunda a segunda.
Centro de Educação Ambiental By: Bia Rolfsen
O Centro de Educação Ambiental tem sua gestão compartilhada com o Departamento de Meio Ambiente e Departamento de Educação, para aprimorar a qualidade dos serviços educacionais prestados à população. Situado no Parque Ecológico, é destinado a promover a educação ambiental formal e informal, em todos os níveis, desenvolvendo e aprimorando o senso crítico e emancipador de todos os públicos para as práticas ambientalmente corretas de cidadania.
Parque Municipal Vila Biarritz
Inaugurado em 1996, recém reformado e revitalizado, o Parque da vila Biarritz possui diversas opções de lazer e muita área de descanso para toda a família.
O parque apresenta pista de skate, quiosque com churrasqueira, playground, pista de corrida, ciclovia, academia ao ar livre, e um lindo lago onde é possível praticar uma boa pesca.
Bica “Dona Florinda”
Localizada à Praça Horácio da Silva Pinto, bairro Vila Biarritz. Recebeu revitalização e infraestrutura com a utilização do modelo Caxambu, que previne o assoreamento do corpo d’água. Foram realizadas análises da água para comprovar sua potabilidade. A nascente é protegida e tornou-se um atrativo a mais aos turistas que procuram nossa cidade.
Dona Florinda nasceu e cresceu em Piracaia, foi registrada com o nome de Florinda Ferreira da Silva, teve seis filhos e utilizava a bica para lavar as roupas de toda a família. Dona Florinda foi uma pessoa bastante conhecida, respeitada e querida pelo bairro, razão pela qual a nascente recebeu seu nome, uma homenagem mais que merecida por seus feitos ao bairro na época.
Ecoturismo: Mirante do Boa Vista
O Mirante Boa Vista é um dos mais atrativos pontos turísticos da cidade, oferecendo cerca de 5 km de trilha por dentro da Mata Atlântica. Uma paisagem incrível de todas as represas da cidade. O acesso à trilha se dá por meio da estrada Municipal Lamartine Peçanha e tem início ao lado da caixa d’água, cuja construção é de 1914.
Todo o percurso é envolto por muita beleza natural e a trilha é compensada com a chegada ao cume das mais belas vistas da região.
Atividades Mountain Bike
Por: RAFAEL RIZZATO Nossas Melhores Dicas
Nossa cidade possui inúmeras belezas naturais, centenas de km de estrada de terra e uma infraestrutura turística bastante crescente, o que nos coloca como um destino bastante acolhedor para eventos de bike, sejam eles cicloturismo, competições, mountain bike, road, downhill entre outras.
Procure no departamento de Turismo ou nos guias da cidade, as informações a respeito:
Cicloturismo Volta da Represa da Cachoeira
Um clássico para os amantes de bike, com lindas vistas da represa e diversas cachoeiras. O trajeto tem sido sinalizado em seus mais de 52 km, através de uma PPP – Parceria Público Privado. O caminho é indicado para os mais habituados a longas distâncias e pedais autossuficientes.
Hoje Piracaia conta com empresas que realizam diversos eventos neste trajeto, em datas específicas do ano, oferecendo serviços de apoio para grupos organizados que desejam ter uma excelente comodidade para apreciar ainda mais o passeio.
Um trajeto para iniciantes e família
Para quem está começando a pedalar ou deseja incentivar um amigo ou um familiar. Piracaia está de portas abertas.
Nossa recomendação é deixar o carro no lago da Vila Biarritz e seguir pelo Vale do Cachoeira. O trajeto está sendo todo sinalizado em seus 14 km por meio do PPP – Parceria Público Privado.
O percurso passa por algumas fazendas, trechos da antiga linha férrea, onde é possível observar muito do estilo de construção inglesa na estação do Arpuí.
Vale Perdido
Para os amantes do pedal bruto, temos o Vale Perdido, um pedal de tirar o fôlego e tremer as panturrilhas.
Indicado para os mais experientes e treinados. São 70 km, tendo como início a pracinha do Bairro do Pião – uma vila rural que preserva toda a característica de sua criação. Durante o pedal, os ciclistas estarão no início da Serra da Mantiqueira, onde poderão avistar as belas araucárias, pinheiros e o maravilhoso Rio Atibainha que, por dezenas de quilômetros, acompanha o ciclista lado a lado.
Na pracinha do Pião, temos comércios, bares, lanchonetes e uma ótima área para estacionamento.
Atividades, Trilhas e Off Road
Cachoeira do Pião
Localizada a cerca de 25 km do centro de Piracaia, no Bairro do Pião, está a cachoeira formada pelo Rio Atibainha. Possui uma forte queda d’água de oito metros de altura, onde em seu final encontra-se um lago para banho, porém para chegar ao local, é necessário passar por uma região de trilhas, onde o nível da caminhada por elas é considerado de difícil acesso.
Vale dos Búfalos
O Vale dos Búfalos, tem seu início no Bairro Atibainha e seu percurso vai até a cidade de São José dos Campos, passando pela Pedra do Carmo, um dos nossos pontos turísticos. É um caminho com muitas erosões, lama e aventura. Considerada uma trilha moderada, porém a que se torna muito procurada, pelos que buscam adrenalina!
Atividades Náuticas Rio Cachoeira
O reservatório do Cachoeira é formado pelo rio de mesmo nome, que nasce na Pedra do Selado, município de Joanópolis interligado à Piracaia.
Rio Atibainha
O reservatório Atibainha, também formado pelo rio de mesmo nome, nasce na Serra do Guirra, município de Piracaia.
Rio Jaguari
O reservatório do Jaguari é formado por dois rios: O rio Camanducaia, que nasce na Serra do Juncal e o rio Jaguari, cuja nascente está localizada na Serra da Mantiqueira, ambos no município de Camanducaia – Minas Gerais. O reservatório Jacareí é formado pelo Rio Jacareí, que nasce na Serra do Lopo, município de Joanópolis.
Centro Comercial: Calçadão Tetê Brandão
Localizado à rua Marechal Deodoro, inaugurado em 09 de agosto, o calçadão denominado “Calçadão Caetano Carvalho Brandão (Tetê Brandão). O Calçadão possui acessibilidade à população, iluminação e ampliação da área de locomoção aos pedestres. Também favorece o turismo e o comércio, além de impulsionar o número de visitantes à cidade.
Caetano Carvalho Brandão (Tetê Brandão), nasceu em 25/08/1900, à rua Marechal Deodoro, 133, onde também faleceu. No mesmo endereço nasceram seus sete filhos.Farmacêutico por profissão e fotógrafo amador, hobby herdado de seu pai Francisco Ferreira Simões Brandão, também farmacêutico, e precursor da fotografia no Brasil, no final da década de 1880.
Piracaia, talvez seja uma das cidades com as memórias mais preservadas do Brasil, devido ao acervo fotográfico, herdado de seu pai, mantidos em negativos de vidro e graças ao seu dom na arte de fotografar.
Da década de 1880 até seu falecimento, não há fato importante, que tenha passado despercebido por suas mágicas câmeras.
Uma cidade sem história é uma cidade sem Memória
Quase todas as pessoas com idade mais avançada, têm fotos registradas por Tetê Brandão. Tetê, assim como seu pai, foi um excelente farmacêutico, sempre muito requisitado e com uma vasta experiência em fotografias. Foi vereador, mordomo da Santa Casa local e um dos baluartes na construção do atual hospital, que antes funcionava onde hoje existem as ruínas do Ginásio de Piracaia.
Também doou à Unicamp uma grande parte de seu acervo, recebendo uma placa em reconhecimento às fotos doadas ao Centro de Memórias da Universidade. Tetê Brandão faleceu em 26 de maio de 1996, aos 96 anos e deixou saudades, pois a história de Piracaia estagnou quando sua lente deixou de clicar para a nossa bela cidade.
Artesanatos
Casa do Artesão Por: Ana Almeida
A Casa do Artesão, abriga em sua estrutura, exposições permanentes, com variedades em artesanatos como: macramê, bordados, trabalhos em bambu e madeiras, arte têxtil e metal produzidos por artistas locais.
Ela também funciona como centro de informações turísticas, tendo à disposição dos visitantes os melhores roteiros turísticos da cidade.
Edificações Históricas
Fundada em 1817, Piracaia conserva até os dias de hoje a fisionomia urbana do século passado. Em 2012, alguns de seus casarões e principais construções foram tombados pelo governo estadual como patrimônio histórico e arquitetônico da nossa região.
Durante o ciclo cafeeiro, Piracaia viveu seus momentos áureos de riqueza, o que permitiu à cidade a vinda de engenheiros e arquitetos renomados internacionalmente, os quais contribuíram com a construção de diversas residências urbanas e rurais, e prédios públicos.
Casarão Família Farah
Construído em 1919, foi por muitos anos o Piracaia Hotel. Nos dias atuais, ainda permanece em perfeito estado de conservação. Hoje, a residência pertence à Família Farah.
Casarão Família Gayer
Construída por volta de 1902, pelo Cel. Thomaz Gonçalves da Rocha Cunha. Anteriormente, em meados de 1855, no terreno encontrava-se a residência do padre Camilo José de Moraes Lellis, neto de Dona Leonor de Oliveira Franco (que também residia no local). Hoje pertence à família da Sra. Dija Gayer.
Atividades Culturais Congada
Em Piracaia, a congada existe desde meados de 1875 e seus grupos eram compostos por escravos de capitães da cidade.
Atualmente temos dois grupos de Congada: a Congada Branca Marinheiro, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida e que apresenta rainha, presidente e capitão; e a Congada Verde dos Periquitos, criada em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.
Caiapó
É uma representação artística dos índios Caiapós do sul. Esta imitação em forma de folguedos, teve início durante a época dos bandeirantes, quando eles começaram a ter contato com os índios que dominavam os sertões, trazendo esta representação artística para São Paulo e demais localidades.
Catira
Também conhecida como Cateretê, é uma dança coletiva popular do folclore brasileiro. Ela surge e toma forma principalmente nas regiões sul e sudeste do país e é criada pela mistura de elementos europeus, indígenas e africanos.
A dança consiste em um ritmo de batidas dos pés e das mãos, acompanhado pela moda de viola. Por ser próxima à cultura sertaneja, é uma manifestação folclórica mais comum em cidades interioranas.
São Gonçalo
Também chamado de roda de São Gonçalo ou Baile de São Gonçalo, consiste em uma festa com muita música e dança em homenagem a São Gonçalo do Amarante, santo português considerado o padroeiro dos violeiros, para pagar promessas e agradecer pelas graças alcançadas.
Cultura
Um lugar de diversidade
Rebatizada de Shadow Scouts Marching Band, retomou suas atividades em 2017, após um longo período sem atividades. O projeto possui no momento 120 alunos, divididos em cinco diferentes modalidades: Banda Musical de Marcha, Banda Sinfônica, Banda de Percussão, Marching Band e Color Guard.
Atualmente o grupo utiliza instrumentos das famílias: sopro, percussão, metais, atrelados a movimentos corporais, marcha e coreografias específicas de acordo com espetáculo proposto. Hoje a Shadow Scouts Marching Band é dirigida
pelo maestro Leandro Pascui, que contém uma equipe para coordenar e administrar o projeto.
Shadow Scouts Marching Band
Considerada um dos cartões postais da cidade, a banda é de grande destaque, além de trazer um seu currículo algumas premiações como:
1o lugar no WGI – Winther Grand International, em 2018 na Costa Rica; Campeã Nacional de Marching Band – vencendo o 2019 Brazil Music Contest.
Gastronomia
Segundo dados do IBGE, a cidade de Piracaia possui o maior produtor de Truta do estado de São Paulo. São produzidas nas águas frias e cristalinas das cabeceiras do rio Atibainha, na serra da Mantiqueira.
Festival Gastronômico da Truta
O festival foi criado para promover, valorizar e divulgar a gastronomia de nossa cidade, dando oportunidade de oferecer ao público uma degustação de pratos especiais elaborados com a truta. Trata-se de um concurso entre estabelecimentos da cidade, buscando interatividade, sinergia e lucratividade para todos. Não só pelo ponto de vista econômico, como também social, cultural e turístico, oportunizando mais uma forma de desenvolvimento sustentável e prazeroso da cidade.
Escolhendo o Caminho Orgânico
Fomentar o consumo desses alimentos, produzidos localmente, reduz custos com transporte e conservação. “O consumidor que privilegiar os alimentos fabricados em sua própria cidade terá acesso a produtos de melhor qualidade e a preço mais acessível.” Segundo Sebastião Wilson Fivelli, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
Feira do Produtor Rural
Todas as sextas – feiras, a praça do Rosário recebe a Feira do Produtor Rural, onde são comercializados diversos produtos naturais ou orgânicos, além de flores e artigos típicos da cidade.
Num espaço coberto, há várias barracas com hortifrutis convencionais ou orgânicos, pães naturais, produtos diversificados à base de mandioca, diferentes espécies de cogumelos, ervas aromáticas e muitas opções de comidas feitas com produtos típicos. Flores e plantas ornamentais e comestíveis (não convencionais).
BIBLIOGRAFIA:
– Informações retiradas do livro “Piracaia, Sossego nas Montanhas”
FOTOGRAFIAS:
– Nelson Ricanelo
– Rafael Rizzato
– João Basílio
– Giovanni Bresciani Raggio
– Vanessa Reanho
– Prefeitura Cidade Turística de Piracaia