Com a pandemia o setor imobiliário chamou mais atenção dos empreendedores devido a queda na taxa SELIC

Adquirir imóveis e colocá-los para alugar é quase uma tradição, pois o mercado imobiliário é o mais procurado quando o assunto é investimento. Tornou-se uma forma de bom negócio investir em imóvel, na medida em que a compra se torna mais fácil, devido a depreciação da taxa do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia para títulos federais (SELIC), tanto para o comprador quanto para o construtor.  

O investimento imobiliário é uma das formas mais tradicionais de aplicação financeira, mas que talvez não seja considerado por muitas pessoas.  Foi comprovado que 28,8% dos brasileiros são proprietários de imóveis em um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).  A pesquisa ainda mostra que os maiores estímulos a respeito da aplicação são a procura por estabilidade e segurança com a intenção de dificultar a perda financeira. 

A queda dos juros e a perspectiva de que a economia se recupere, de médio a longo prazo, levam investidores a buscar opções mais seguras para diversificação de carteiras. É por isso que os imóveis estão entre uma das formas preferidas de investimento dos brasileiros.

Se está pensando em investir na compra de um imóvel para locação, é importante considerar alguns pontos para que o lucro seja certo. Na medida em que o retorno do que foi aplicado é visto, aí sim pode ser considerado um bom negócio. 

Características da propriedade sua localização 

É importante avaliar o local do imóvel. Isso influencia diretamente no tempo do retorno financeiro. Além disso, em todas as cidades existem bairros mais valorizados que outros.

A facilidade de acesso e os custos de construção elevam o potencial de valorização em geral, especialmente quando é para alugar. Imóveis próximos a comércios, bancos, supermercados, praias, entre outros locais mais visados e considerados importantes,  normalmente são mais procurados.

A mudança nos hábitos de consumo e prioridades dos atuais jovens brasileiros, faz com que ao invés de investir uma grande quantia no financiamento de imóveis, preferem alugar um local e utilizar o valor que seria aplicado financiando em outras coisas, como por exemplo viagens, bens de consumo, entre outras opções.

Devido às transformações sociais causadas pela pandemia, houve um aumento de pessoas migrando das metrópoles para o interior, em busca de uma melhor qualidade de vida.

Outro fator foi a implementação em massa do home office (trabalho em casa), o que deixa os funcionários sem as obrigações de viver na mesma cidade em que trabalham. Isso faz com que o mercado de investimentos em imóveis para alugar seja próspero.

Vantagens de alugar

Os imóveis são bens que dificilmente desvalorizam. A baixa taxa de juros, déficit habitacional e solidez colocam-os como uma opção de diversidade importante para investidores.

Alguns fatores tornam os imóveis uma boa alternativa de investimento, como por exemplo, que a propriedade possibilita ao investidor uma renda mensal através do aluguel, e essa renda torna-se mais valiosa com a queda na taxa de juros. Portanto, o proprietário pode ter a certeza que todo mês receberá o valor acordado entre as partes.

O que traz mais segurança ao investidor também são as empresas que facilitam o processo de locação, pois demanda menos gestão.

A quantidade de brasileiros vivendo de aluguel aumentou consideravelmente nos últimos anos. Mas como em todo investimento, é importante comparar os gastos.

Orçamento

Mais uma vantagem de alugar um imóvel está no orçamento que sempre chama a atenção. Mensalidades com um orçamento considerável em relação ao que o imóvel oferece são as mais atrativas. Leve em consideração que o financiamento da casa própria é uma dívida consideravelmente longa, e que possui acréscimo das taxas de juros.

Sem contar que o valor pago pelo aluguel é bem menor que a prestação de um imóvel próprio. Aos que desejam garantir um valor baixo de prestação ao comprar com uma boa taxa de juros e ainda diminuir razoavelmente o tempo de financiamento, a entrada do imóvel próprio deve ser de pelo menos 40% do valor total da propriedade. 

Investimento

O segredo para este investimento render é saber escolher o imóvel ideal.

Ao alugar é possível lucrar sem se desfazer do bem controlando a rentabilidade. Além disso, adquirir um imóvel na planta ou terrenos em condomínios são alternativas viáveis de aplicação.

Durante este momento de pandemia, a queda dos preços de imóveis favorece aqueles que possuem um dinheiro sobrando e desejam investir, agora é o momento.

Além de tudo isso, encontrar um imóvel para investir com aluguéis exige muita pesquisa de mercado. Investigue o potencial de lucro que cada imóvel apresenta, e assim tomar uma decisão. 

Seja residencial ou comercial, o imóvel precisa estar bem localizado, em uma área segura, com boa aparência externa e, ainda, com a documentação em ordem.

Considere a qualidade construtiva e a liquidez do imóvel, e avalie bem o que vai comprar, sempre com a ajuda de um corretor acompanhado de uma imobiliária de confiança o sucesso é garantido. 

É importante saber que quando se pretende investir em imóveis é preciso pensar racionalmente, para que nenhuma decisão seja tomada por impulso. Então, deixe essa parte da administração do seu imóvel conosco.

O Boa Vista Condomínios e Imóveis está aqui para auxiliar a alugar seu imóvel e encontrar a pessoa ideal para viver nele. E você que procura o imóvel dos sonhos, fale conosco!

Confira nossas redes sociais para dicas sobre o mundo imobiliário.